EFD REINF – Entrega Efetuada com Sucesso, apesar da REINF!

Atualizado: 29 de abr. de 2019



Por fim a EFD-REINF chegou para o Grupo 2 de empresas.


INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1701, DE 14 DE MARÇO DE 2017


II - para o 2º grupo, que compreende as demais entidades integrantes do “Grupo 2 - Entidades Empresariais” do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, exceto as optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), instituído pelo art. 12 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, desde que a condição de optante conste do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em 1º de julho de 2018, e as entidades empresariais pertencentes ao 1º grupo, referidos no inciso I, a partir das 8 (oito) horas de 10 de janeiro de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2019;

(Redação dada pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1842, de 29 de outubro de 2018)


Aqui na BPO já havíamos alinhado com nossos clientes sobre as informações necessárias como entrega de documentos (Em meio digital), certificados e procurações para assinatura e dados cadastrais. Já em 10/01 começamos a gerar os eventos R-2010 - Retenções Contribuição Previdenciária - Serviços Tomados e o R-2020 - Retenções Contribuição Previdenciária - Serviços Prestado e já enviá-los. Só estávamos aguardando o fechamento do faturamento para gerar o evento R-2060 – CPRB – Contribuição Previdenciária s/ Receita Bruta. Mas mesmo com toda a diligência e antecipação muitas incidentes e demandas técnicas ocorreram.


Não foi problema com nosso sistema, foi a instabilidade de comunicação com os servidores da REINF.


Fonte: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2977


Normalizado processamento de fechamento na EFD-Reinf

Publicado em 13/02/2019


Foram diagnosticados problemas na aplicação que processa o fechamento da EFD-Reinf, o que manteve as escriturações com status “em processamento”.


Uma nova versão dessa aplicação foi disponibilizada em produção hoje (13/02/19), solucionando o represamento da entrega do recibo de fechamento.


O prazo final de entrega é 15/02. Já em 08/02 estávamos com grande parte da informação processada e iniciamos as transmissões.... e então, Nada. Os dados eram rejeitados sem registro de ocorrência ou aceitos de maneira intermitente.

Desde de inconsistências como ausência de dados para justificar a rejeição, comunicado de erro de integração com a DCTF WEB ou enquadramento diferente do registro da empresa, o fato é que pudemos constatar que o problema estava na receita, mas apenas em 13/02 foi sanado. Até este dia já havíamos transmitidos de todos os nossos clientes.


A EFD-REINF não gera um documento impresso como a DIRF ou DIPJ com leiaute gráfico e recibo de entrega. Apenas retorna um XML de recibo e disponibiliza os dados no eCac do contribuinte.


Comunicamos todos os nossos clientes sobre a entrega e disponibilizamos o link para que este acesse o eCac (precisa de certificado digital). Também disponibilizamos explicações sobre a obrigações acessória:


Prezado Cliente;


Comunicamos a entrega da EFD-REINF que pode ser verificada no seu ambiente do eCAC no endereço:


https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/

A EFD-REINF em janeiro de 2019 deve ser entregue nas duas situações descritas abaixo:

1 - Apenas dados de informações previdenciárias como: INSS s/ Serviços Tomados, INSS / Serviços Prestados, CPRB - Contribuição Previdenciária s/ Receita Bruta (desoneração), e;

2 - Empresas não esquadradas no Simples a situação de "Sem Movimento".

Para saber mais sobre a EFD-REINF, acesse esta apresentação (BPO REINF) ou veja no site do SPED

*** Você precisará de seu certificado ou senha



*** Por tratar-se de uma obrigação acessória eletrônica via WEB Service, não há

geração de documento ou expressão gráfica do arquivo de recibo de entrega.


BPO Consulting


Venha para BPO, a próxima inovação da sua empresa!


Alex Mantovanni

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo