eSocial, quem faz o quê?


BPO Consulting & Clientes



Divisão de Tarefas:

Este documento tem finalidade de esclarecer e definir a responsabilidade dos envios dos eventos ao eSocial em operações de sistema compartilhados entre BPO Consulting & Contratante.


Estas instruções aplicam-se ao arranjo onde o cliente detêm posse/acesso ao sistema por equipe própria para registros, consultas, relatórios, contratação e demissão enquanto a BPO Consulting se encarregada da revisão e o fechamento da folha, mais apoio consultivo via telefone e chamados.


Conceitos:

O eSocial não descaracterizou os serviços já prestados para o modelo descrito acima. Contudo o eSocial apresentará mais trabalho aos analistas internos e externos (BPO), mas as atribuições originais não foram afetadas, mas aumentadas quanto tratamos de tarefas. Principalmente os eventos Periódicos.


PREMISSA DE CONHECIMENTO

A BPO Consulting tem como premissa o entendimento de que o corpo de operação do contratante (Sua equipe de DP) leu e detêm conhecimento das rotinas definidas no MOS (Manual de Orientação do eSocial). Chamados e contatos telefônicos sobre eSocial serão atendidos apenas para questões objetivas de caso a caso. Dúvidas básicas sobre eSocial serão respondidas com trechos do manual. O intuito desta medida é evitar desgaste da busca de treinamento via meios de suporte.

A BPO Consulting presta treinamento sobre eSocial além de disponibilizar material GRATUITAMENTE sobre o tema em sua base de conhecimento.
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01 Eventos de Tabela


Responsável Principal = Contratante

Considerando que a empresa tem acesso aos dados que compões eventos de tabela, a empresa é responsável pelo cadastro, manutenção e entrega. A BPO Consulting irá atender chamados sobre os eventos quando questionada com base no caso a caso.



NOTA: Os eventos de tabela são base para os demais eventos. A empresa contratante deverá efetuar os testes em ambiente restrito conforme as fases do eSocial para diminuir riscos de erros. A BPO solicitará prioridades nas eventuais orientações aos analistas internos do contratante no momento de fechamento da folha de pagamento. Os prazos são curtos e inegociáveis! Celeridade e disponibilidade são fundamentais!!


02 Eventos Não Periódicos


Responsável Principal = Contratante

S-2299 - Desligamento: Entrega = BPO Consulting


Os eventos não periódicos são de responsabilidade do contratante. Em geral estas tarefas são alinhadas à procedimentos internos de recursos humanos.



O evento de Desligamento será entregue pela BPO para revisão de cálculo e geração de guias. Mas o processo será realizado pelo contratante.


NOTA: A BPO prestará todo esclarecimento que lhe for remetido com base em caso a caso.


03 Eventos Periódicos


Responsável Principal = BPO Consulting

Os eventos periódicos estão alinhados ao fechamento da folha. A remessa destes eventos serão carregadas para a DFCT Web e geração de impostos.



A BPO Consulting negociará uma data de corte limite para envio dos dados respeitando os prazos do eSocial com margem de segurança.


NOTA: Os dados de fechamento da folha dependem diretamente dos eventos de Tabela e Eventos Não Periódicos. A empresa deve se antecipar em testes para mitigar desgastes na entrega do eSocial.


AGENDA DE ACESSO: A empresa deve disponibilizar acesso à equipe da BPO Consulting entre 20/09 até 20/10 de 2018 para testes no ambiente restrito para fase três.
*** Prazos podem variar em decorrência de indisponibilidade do ambiente restrito.

CONCLUSÃO:


O alinhamento entre BPO & Contratante é essencial para o sucesso da entrega. Os prazos no eSocial não são negociáveis e existem várias regras de validação sistêmica.

Em caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos entre em contato com Milton Nogueira milton.nogueira@bpoconsulting.com.br ou Alex Mantovanni alex.mantovanni@bpoconsulting.cm.br. Podemos revisitar a qualquer momento os termos de serviços para melhor atende-los.


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